Ontem, foi realizada a 32ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) na sede da CAPES. Os participantes enfatizaram a importância de retomar o grupo após seis anos sem reuniões. O CTC-EB apoia a CAPES na avaliação e aprimoramento das ações e programas de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.
Durante dois dias, ocorreram encontros para reorganizar as atividades do CTC-EB. Na ocasião, Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, destacou a retomada do CTC-EB e o fato de ambos os Conselhos Técnico-Científicos, da Educação Básica e do Ensino Superior, estarem reunidos na CAPES no mesmo dia. Também foram apresentados os projetos em curso focados na formação de crianças e jovens preparados para a solução das demandas nacionais atuais.
No horizonte de preocupações do Profhistória, destacou-se a fala de Alessio Lima, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que mencionou a falta de docentes e a necessidade de valorizar e qualificar os professores da Educação Básica. Além dele, Márcia Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica (DEB/CAPES), manifestou interesse na atuação do CTC-EB para dirir problemas causados pelas lacunas de formação e na carreira docente.
Confira a notícia completa no portal da CAPES.