O ProfHistória é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História voltado à formação continuada de professores da educação básica. Seu objetivo é qualificar docentes em exercício, por meio de uma dissertação voltada às práticas de ensino, promovendo a melhoria da docência em História. Com apoio da CAPES, o programa integra uma política nacional de valorização dos profissionais da escola básica. Sua missão é desenvolver competências críticas, criativas e comunicativas, ampliando a atuação docente em contextos escolares e não escolares. Em menos de uma década, o programa se expandiu para 39 instituições em todas as regiões do Brasil, alcançando professores de diversas realidades educacionais.
Área de concentração
Ensino de História
A área de concentração do ProfHistória articula ensino de História, pesquisa e prática docente, valorizando a relação entre passado, presente e futuro. Reflete sobre os saberes escolares e as múltiplas formas de ensinar e aprender História, dentro e fora da escola. Considera os professores como produtores de saberes e sujeitos ativos na construção do conhecimento histórico. Reconhece o Ensino de História como campo ético, político e social, atravessado por disputas, resistências e reinvenções, e valoriza práticas pedagógicas que dialogam com a escola, a comunidade e diferentes espaços de memória e cultura.
Linhas de pesquisa
Saberes históricos no espaço escolar
A linha investiga os processos de ensino e aprendizagem da História, considerando a escola como espaço de produção cultural e de normatização pedagógica. Analisa a historicidade das práticas escolares, a cultura docente, os saberes históricos ensinados e apropriados, os materiais didáticos e os discursos que configuram a cultura escolar. Considera também as culturas dos estudantes e suas formas de apropriação dos saberes históricos. A proposta é reunir pesquisas que articulem História, Educação, historiografia e teoria da história, refletindo sobre os desafios da prática docente e da aprendizagem histórica na escola.
Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão
A linha investiga as narrativas históricas voltadas ao ensino e à formação de públicos diversos, considerando suportes como livros didáticos, obras para o grande público, filmes, HQs, exposições, mídias digitais e mais. Sustenta-se em quatro eixos teóricos: teorias da linguagem, estudos das narrativas históricas, dos públicos e dos suportes midiáticos. Analisa a produção, circulação e consumo da História como prática educativa e cultural, articulando ensino escolar e usos públicos da história. A proposta busca compreender como a história é ensinada, apropriada e consumida, valorizando os diálogos (e tensões) entre história acadêmica e história pública.
Saberes históricos em diferentes espaços de memória
A linha abrange pesquisas sobre a produção e aprendizagem da História em espaços não escolares, mas articulados ao ensino formal. Estuda museus, monumentos, bairros, arquivos, paisagens culturais e espaços marcados por memórias difíceis, considerando seu papel na formação histórica e cidadã. Investiga também o patrimônio imaterial, como festas, saberes e tradições, valorizando a relação entre memória, identidade e cultura. Propõe reflexões sobre os usos educativos desses espaços, suas camadas de historicidade e suas potências para problematizar o passado, o presente e o pertencimento coletivo.
Ensino de História e Políticas Públicas
A linha investiga políticas públicas relacionadas ao ensino de História, considerando sua historicidade, marcos legais, programas e ações que impactam a formação docente, o currículo, a avaliação e os materiais didáticos. Com abordagem multidisciplinar, articula História, Educação e Ciências Sociais para compreender e propor políticas voltadas à democracia, cidadania e direitos humanos. Valoriza a experiência docente como ponto de partida para pesquisas que analisem e sugiram ações públicas voltadas ao ensino de História, promovendo uma educação crítica, inclusiva e comprometida com o saber histórico.