
O ProfHistória, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, surgiu em 2012 por iniciativa de docentes do Rio de Janeiro motivados pela proposta da CAPES de criação de cursos de mestrado profissional em rede nacional voltados à formação continuada de professores da educação básica. A proposta foi liderada por Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ) e envolveu inicialmente seis instituições do RJ, além de outras do Sul e Norte do país. O curso foi aprovado em 2013 e iniciou suas atividades em 2014 com uma estrutura organizacional articulada entre a Comissão Acadêmica Nacional (CAN), as Comissões Acadêmicas Locais (CAL) e a plenária de coordenadores, promovendo gestão compartilhada e integração entre as instituições associadas.
Desde seu início, o ProfHistória buscou atingir capilaridade nacional, com processo seletivo unificado e turmas sucessivamente ampliadas. Em 2014, 144 alunos ingressaram; em 2016, com adesão de novas instituições, esse número saltou para 545, atingindo 1.503 alunos em 2020, distribuídos por 39 instituições. A política de cotas foi gradualmente incorporada e consolidada, com adoção crescente por parte das instituições participantes. Apesar dos desafios, inclusive a pandemia, a taxa de abandono manteve-se baixa (entre 2% e 6%).
O corpo docente apresenta diversidade etária e equilíbrio de gênero, com ampla experiência profissional: 498 docentes permanentes em 2020, dos quais cerca de metade são recém-doutores e outra parte significativa possui mais de 10 anos de titulação. A maioria possui doutorado em História (72,7%) ou Educação (17,1%), o que reforça o caráter interdisciplinar do programa. Parte relevante desse corpo docente também atua em outros programas de pós-graduação e está inserida em projetos como o PIBID e a Residência Pedagógica.
Em 2023 a Capes autorizou a criação do doutorado e o programa passou a ter 4 linhas linhas: (1) Saberes históricos no espaço escolar, (2) Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão, e (3) Saberes históricos em diferentes espaços de memória (4) Ensino de História e políticas públicas – Cada uma delas explora aspectos específicos da produção, circulação e ensino da história, dentro e fora da escola, com ênfase em práticas pedagógicas, linguagem e usos sociais do passado.
A proposta do curso de Doutorado Profissional insere-se como aprofundamento dessa lógica. Enquanto o mestrado profissional é direcionado à ampliação da experiência prática por meio da aplicação de técnicas, conhecimentos e tecnologias à resolução de problemas no ambiente escolar, o doutorado busca formar profissionais de alto nível capazes de produzir conhecimento inovador que responda aos desafios da escola básica e da formação cidadã. O objetivo central é preparar professores para atuar a partir da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, reconhecendo a escola como espaço legítimo de produção de saberes significativos. A área de concentração e as linhas do programa refletem os debates mais atuais sobre o ensino de História no Brasil e no mundo e respondem diretamente às demandas dos professores da educação básica.