
“Sejamos todas/os professoras/es antirracistas”: dissertação premiada que une ensino de História e feminismo negro nos anos iniciais
5 de novembro de 2025Nos dias 1 e 2 de dezembro de 2025, a Rede Nacional do ProfHistória realizou, na sede da CAPES, em Brasília, a II Plenária Anual de Coordenadores(as), reunindo representantes das 39 instituições que integram o programa em todo o país. O encontro teve como objetivo avaliar os caminhos recentes da rede, discutir a implementação do Doutorado e planejar ações estratégicas para os próximos anos.
A plenária foi aberta pelo coordenador nacional, professor Marcelo Magalhães, ao lado das integrantes da Comissão Acadêmica Nacional (CAN) – professoras Mônica Martins Silva, Mara Nascimento, Cíntia Araújo e Sônia Meneses –, que destacaram a importância do trabalho articulado entre as instituições associadas, a coordenação nacional e a CAPES para o fortalecimento da formação de professores de História.
Ao longo do primeiro dia, a programação abordou informes gerais da rede, planejamento estratégico, aspectos financeiros do programa e a organização das ações nacionais, como o Prêmio ProfHistória, o Café História e o Profcast. Também foram discutidos os preparativos para o IV Congresso Nacional do ProfHistória (2026), o edital de matrículas e as possibilidades de uso do Educapes na articulação entre ensino, pesquisa e formação docente.

O diretor da DED/CAPES, professor Antônio Amorim, também se dirigiu aos presentes, enfatizando as novas possibilidades de ingresso nos programas via PROEB, a ampliação dos processos de internacionalização e a necessidade de considerar, nas políticas de pós-graduação, dados de raça, gênero e perfil de bolsistas da rede, reafirmando o compromisso com uma pós-graduação mais diversa, democrática e atenta às desigualdades.
Diretor da DED/CAPES, professor Antônio Amorim.
No segundo dia de trabalhos, as discussões se concentraram na implementação do Doutorado em ProfHistória e na oferta dos seminários de formação, sob coordenação da professora Mônica Silva, com relatos de situação de cada instituição. Foram debatidos o balanço da implementação do Doutorado, os resultados da reunião com orientadores(as), a trajetória dos seminários temáticos (em perspectiva de passado e balanço) e do seminário de pesquisa, bem como questões relativas ao site e às redes sociais da rede, ao tempo de integralização do curso e aos índices de evasão, desligamentos e abandono.
Na mesma manhã, a plenária recebeu a saudação da professora Antônia Bezerra, que desejou vida longa ao ProfHistória e ressaltou a relevância do programa para a qualificação de professores de História da educação básica em todo o Brasil.
Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a homenagem em agradecimento à professora Patrícia Melo, coordenadora de área da CAPES e representante do ProfHistória na agência. Durante a plenária, foi destacado o papel fundamental da professora Patrícia no CTC da CAPES, especialmente na defesa e na aprovação do Doutorado do ProfHistória, em uma conjuntura desafiadora para a pós-graduação brasileira.
Em sua fala, o coordenador nacional Marcelo Magalhães sublinhou a força, o empenho e a sensibilidade de Patrícia Melo diante dos desafios do programa, bem como sua importância nacional para a consolidação da rede. A homenagem expressou o reconhecimento coletivo do ProfHistória à sua atuação firme e comprometida na CAPES, em defesa da formação de professores de História em nível de Mestrado e Doutorado.

Ao final dos dois dias, a plenária reforçou o caráter coletivo e colaborativo da Rede ProfHistória, consolidando encaminhamentos para o Doutorado, para os seminários de formação, para os processos seletivos e para a comunicação institucional, ao mesmo tempo em que reafirmou o compromisso com uma pós-graduação voltada à escola básica, à democracia e ao direito à História.

