O ProfHistória é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História, que objetiva proporcionar formação continuada aos professores que já atuam no sistema de ensino escolar, contribuindo, portanto, com a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na educação básica. Ao término do curso, o egresso deve apresentar um produto (Dissertação de Mestrado) voltado para as práticas do ensino, qualificando-se para o exercício da profissão de professor de História. O ProfHistória faz parte de uma política mais ampla da CAPES para a formação continuada de professores especialistas da escola básica e conta com financiamento institucional próprio.

A MISSÃO do Mestrado Profissional em Ensino de História é: contribuir para a melhoria do ensino de História na educação básica no país qualificando professores/mestrandos para desenvolver múltiplas competências comunicativas, oferecendo subsídios teóricos e práticos, refletindo sobre possibilidades de ação em espaços escolares e não escolares, observando os desafios educacionais contemporâneos, com capacidade crítica, criativa e transformadora no cotidiano de sua atuação profissional.

O sucesso do programa foi significativo. Em menos de dez anos, a rede se expandiu para 39 instituições universitárias, em todas as regiões do território brasileiro, atendendo aos professores de história que trabalham nas mais diversas culturas escolares: de escolas urbanas, instaladas em centros e periferias das metrópoles, a escolas de comunidades rurais ou isoladas.

Área de concentração

Ensino de História

A área de concentração do ProfHistória articula ensino de História, pesquisa e prática docente, valorizando a relação entre passado, presente e futuro. Reflete sobre os saberes escolares e as múltiplas formas de ensinar e aprender História, dentro e fora da escola. Considera os professores como produtores de saberes e sujeitos ativos na construção do conhecimento histórico. Reconhece o Ensino de História como campo ético, político e social, atravessado por disputas, resistências e reinvenções, e valoriza práticas pedagógicas que dialogam com a escola, a comunidade e diferentes espaços de memória e cultura.

Linhas de pesquisa

Saberes históricos no espaço escolar

A linha investiga os processos de ensino e aprendizagem da História, considerando a escola como espaço de produção cultural e de normatização pedagógica. Analisa a historicidade das práticas escolares, a cultura docente, os saberes históricos ensinados e apropriados, os materiais didáticos e os discursos que configuram a cultura escolar. Considera também as culturas dos estudantes e suas formas de apropriação dos saberes históricos. A proposta é reunir pesquisas que articulem História, Educação, historiografia e teoria da história, refletindo sobre os desafios da prática docente e da aprendizagem histórica na escola.

Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão

A linha investiga as narrativas históricas voltadas ao ensino e à formação de públicos diversos, considerando suportes como livros didáticos, obras para o grande público, filmes, HQs, exposições, mídias digitais e mais. Sustenta-se em quatro eixos teóricos: teorias da linguagem, estudos das narrativas históricas, dos públicos e dos suportes midiáticos. Analisa a produção, circulação e consumo da História como prática educativa e cultural, articulando ensino escolar e usos públicos da história. A proposta busca compreender como a história é ensinada, apropriada e consumida, valorizando os diálogos (e tensões) entre história acadêmica e história pública.

Saberes históricos em diferentes espaços de memória

A linha abrange pesquisas sobre a produção e aprendizagem da História em espaços não escolares, mas articulados ao ensino formal. Estuda museus, monumentos, bairros, arquivos, paisagens culturais e espaços marcados por memórias difíceis, considerando seu papel na formação histórica e cidadã. Investiga também o patrimônio imaterial, como festas, saberes e tradições, valorizando a relação entre memória, identidade e cultura. Propõe reflexões sobre os usos educativos desses espaços, suas camadas de historicidade e suas potências para problematizar o passado, o presente e o pertencimento coletivo.

Ensino de História e Políticas Públicas

A linha investiga políticas públicas relacionadas ao ensino de História, considerando sua historicidade, marcos legais, programas e ações que impactam a formação docente, o currículo, a avaliação e os materiais didáticos. Com abordagem multidisciplinar, articula História, Educação e Ciências Sociais para compreender e propor políticas voltadas à democracia, cidadania e direitos humanos. Valoriza a experiência docente como ponto de partida para pesquisas que analisem e sugiram ações públicas voltadas ao ensino de História, promovendo uma educação crítica, inclusiva e comprometida com o saber histórico.