O programa de Residências Artísticas do Museu de Arte Moderna da Bahia tem como objetivo abrigar ações artísticas e culturais que promovam impacto social. Experiências que atuam em consonância com o conceito de “escultura social” do artista alemão Joseph Beuys, que explorou a inerente inter-relação entre arte e vida; e “o ato criativo” de Marcel Duchamp, que evidenciou a participação do público como essencial no processo de criação artística.
A ideia é que o espaço do MAM Bahia seja um catalisador para que essas propostas locais ganhem ainda mais visibilidade e que, a partir do intercâmbio com o público e a equipe do museu, possam ampliar e potencializar suas ações. A Galeria 3 funciona como um laboratório de atividades e encontros, que surgem gradualmente, planejados e espontâneos, e que transformam o ambiente em um efervescente processo criativo e crítico para cada projeto convidado.
As Residências Artísticas estão representando uma grande abertura para participação de novos públicos no MAM, assim como ampliando perspectivas de acesso sócio cultural de grupos e coletivos artísticos excluídos de espaços museais. Confira a participação da nossa egressa Ana Paula: