Pular para o conteúdo

Testemunhos – Egressos

Digo sem medo de parecer exagerada: o ProfHistória transcende os muros da academia

O ProfHistória é um programa que, de fato, faz chegar a pesquisa científica aos espaços onde se deve maior atenção, que é na Educação Básica. Além disso, o ProfHistória é o programa do amor: seu corpo docente transmite e inspira humanidade e afeto.

MAYARA CRISTINA GOMES DE BRITO
Universidade Federal de Pernambuco
2019
Escola Prof.ª Francisca Araújo de Souza

Novas possibilidades!

O ensino de História pelas redes digitais me possibilitou várias oportunidades na minha prática em sala de aula; e, graças ao Profhistória, meu entendimento se abriu. O céu é o limite!

Roberto Eduardo Carneiro dos Santos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
2020
Colégio Estadual Mato Grosso

ProfHistória – desafios

Ingressar no ProfHistória contribuiu bastante na minha formação e atuação na educação básica. Embora cheia de desafios em torno da pandemia, as aulas foram muito importantes na construção do conhecimento com uma turma ótima e excelentes professores!

Pablo Jeovane Santos Farias
Universidade de Pernambuco
2020
Escola Municipal José Procópio Cavalcanti

Realização e oportunidade de crescimento profissional

O Profhistória sem dúvidas promove a realização e o crescimento profissional, pois através do programa pude produzir conhecimentos e conhecer mais sobre metodologias e ensino de história de forma geral. Consequentemente, esta experiência se reflete positivamente nas minhas práticas em sala de aula.

Edlayne Alves de Oliveira
Universidade Federal do Maranhão
2020
Escola Lourenço Galletti

Dois mundos em um só

O Profhistória me proporcionou fazer a ligação entre as minhas realidades profissionais – a docência e a pesquisa. Pensar o ensino de história e a prática docente como um exercício científico e passível de discussão foi gratificante e enriquecedor.

Paula Tatiane de Azevedo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2014
EEEF Professora Clotilde Batista

O ProfHistória foi uma maravilhosa redescoberta!

O ProfHistória representou não apenas um processo de inserção no campo do Ensino de História, como também de redescoberta enquanto professor. A cada aula, texto lido e discutido, artigo produzido, pude refletir sobre minhas concepções e práticas!

Pedro Botelho Rocha
Universidade Federal de Pernambuco
2019
Secretaria de Estado da Educação de Alagoas - SEDUC-AL

Conhecendo a História do nosso lugar compreendemos que somos também protagonistas da História

O Profhistória ampliou meus horizontes profissionais e minhas convicções sobre a importância de conceder protagonismo para a História Local, além de conferir visibilidade e voz aos grupos que ressignificam a História a partir de referências locais.

Daniel Alexandre Carlos
Universidade Federal do Rio de Janeiro
2022
Colégio Estadual Rotary / RJ

Compartilhar experiências

O Profhistória permite compartilhar experiências e fomentar outros colegas a demonstrarem seus trabalhos.

Daniel Lima
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-

Excelência do Profhistória

Minha experiência junto ao Profhistória envolve uma  grande contribuição para a vida profissional, a geração de reflexões e saberes, bem como para a vida pessoal. Sempre recomendo o curso para meus colegas da rede básica de ensino. Eu tive excelentes professores.

Marjorie Edyanez dos Santos Göttert
Universidade Federal de Santa Catarina
2020
Escola de Ensino Médio Engenheiro Annes Gualberto

ProfHistória : uma experiência extraordinária!

O ProfHistória é uma experiência incrível. Uma troca de vivências incrível.
Nenhum professor e nenhuma professora que passa por este programa pode continuar dando aula da mesma forma.
Saímos professores(as) e pessoas melhores.

Janiclêide Moreno Gonçalves
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
2020
Centro Integrado de Educação Navarro de Brito

ProfHistória: gerando oportunidades aos docentes, multiplicando saberes históricos

O ProfHistória constituiu uma oportunidade ímpar em minha vida, ressignificando minha atuação docente na Educação Pública. Ele permitiu ainda que eu acessasse saberes históricos e discussões acadêmicas importantes voltados para o ensino de história na sala de aula.

Sanchirles da Costa Silva
Universidade de Pernambuco
2020
Escola Municipal Aluísio de Aquino e Silva - Limoeiro/PE

Minha experiência no Profhistória

Ao ingressar no Profhistória, tive a oportunidade de aprender e compartilhar novos conhecimentos. Apesar da Pandemia da Covid19, consegui levar esses conhecimentos para a prática de ensino, representando uma reflexão pedagógica enriquecedora!

ADIL SOUSA OLIVEIRA
UESB - Vitória da Conquista-BA
2020
Escola Municipal Emiliano Zapata

Um salto profissional

Ingressar e cursar o ProfHistoria foi a melhor realização de minha vida profissional. Os/as melhores professores/as, as melhores discussões, o melhor aprendizado. Me renovei enquanto historiadora e me tornei uma professora aberta a novas possibilidades.

Luciana Bispo da Rosa
UESB
2020
Escola Estadual Balbino Muniz Barreto

Relevância e impacto

O Profhistória é um programa de extrema relevância e com grande impacto nas práticas docentes de seus(uas) alunos(as) e egressos(as).

Carla de Moura
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
-

Desenvolvi uma proposta de ferramenta complementar para a Educação Básica

O programa permite pensar a teoria e a prática do Ensino de História, contribuindo para a melhoria da relação ensino-aprendizagem. Para mim foi uma oportunidade ímpar, pois tive contato com novas pesquisas – algo refletiu em minha atuação docente.

Rogério Santos Sales
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
2020
Col. Estadual Vitória Lima de Oliveira

Sou professora-pesquisadora

Pelo fato de trabalhar 40h semanais, o Profhistória foi um divisor de águas na minha carreira, pois abriu inúmeras possibilidades, como perceber que sou uma pesquisadora e até participar de publicações e contribuições para a área.

Jaqueline Pelozato
Universidade Federal de Santa Catarina
2019
EEB Pe. Antônio Vieira

Ensino de História e Webquests

Éder Dias do Nascimento
Universidade do Estado do Paraná
2016
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED

Desafio e incentivo

Após muitos anos desejando cursar um mestrado, fiquei muito feliz em ingressar no Profhistória. Conciliar o trabalho na educação básica e os estudos não é fácil, mas sempre fomos acolhidos, incentivados e contamos com professores excelentes ao nosso lado!

Gabriela Dors Battassini
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2019
Escola Estadual de Ensino Fundamental São José

Profhistória: desafiante, transformador e necessário!

Passar pelo Profhistória foi um divisor de águas em minha atuação na educação básica. Sou outra! A EJA semipresencial, o estudo de História da África, a cultura afro-brasileira e as relações étnico-raciais ganharam outro sentido. Foi transformador!

Maria Joana Costa Muniz de Resende
Universidade Federal de Uberlândia
2020
Centro Estadual de Educação Continuada CESEC- Uberlândia

Meu mestrado virou um livro!

Minha dissertação culminou na publicação de um livro sobre a educação étnico-racial na Educação Básica como parte da política de incentivo aos trabalhos desenvolvidos na rede.

Antônia Brioso
Universidade Federal do Pará
-

ProfHistoria e a indissociação ensino e pesquisa

O Profhistória é fundamental para superar o abismo entre o professor da educação básica e a pesquisa na pós-graduação, assim como para a valorização do trabalho docente e da escola básica na produção do conhecimento histórico.

Tathiana Cristina da Silva Anizio Cassiano
Universidade do Estado de Santa Catarina
2018
Escola Estadual Profa. Maria da Gloria Pereira e Colégio Uniavan

Vida longa ao profHistória!

Um programa necessário e perfeito para nós, professoras. Defendi em 2018, em seguida entrei no doutorado e já sou doutora. Havia 10 anos que tinha me formado. Parabéns e vida longa ao profhistória!

Muriel Rodrigues de Freitas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2016
Neeja Darcy Vargas

O ensino de História como resistência

No início do curso se iniciou a pandemia de Covid. O curso me apontou como explorar o ensino de história neste período, e assim conseguir expor as dificuldades que os professores encontraram. O Profhistória também me manteve motivado e deu muita energia mental.

João Thomaz de Campos Junior
Universidade Federal do Pará
2020
E.E.E.F.M do Campo Prof. Benedita Lima Araújo

Costurando teoria e prática

O período em que estive vinculado ao curso foi de muito proveito, repleto de reflexão e troca de experiências com colegas e professores – uma experiência importantíssima para o aprofundamento da teoria e prática como professor. Recomendo grandemente.

Luciano Pinheiro Paltian
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2014
Rede Estadual do Rio Grande do Sul

Ousar acreditar

O programa de Mestrado Profissional em História é uma possibilidade de troca de experiências da sala de aula em rede nacional, o experiência nos faz perceber a dinâmica do ensino de História , construindo, descontruindo e reconstruindo estratégias.

Iracema Silva Amorim
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia campus de Vitória da Conquista/ BA
2020
Centro Territorial de Educação Profissional - CETEP

O ProfHistória foi um divisor de águas na minha vida

O Profhistória foi um verdadeiro divisor de águas em minha vida. A troca entre os saberes acadêmico e escolar proporcionada por este programa de mestrado é fenomenal e modificou completamente minha visão acerca do papel do professor de História.

Wilker Marcos Franceschi
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
2019
CIEP 487 - Oswaldo Luiz Gomes - Porto Real/RJ

Um espaço de formação e trocas

Os desafios de uma formação remota surpresa, causada pela Covid19, foram enfrentados corajosamente. As soluções de crise para as dificuldades foram satisfatórias. As aulas online foram muito válidas por permitir a criação de um espaço de trocas…

Guilherme Felkl Senger
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2020
Feevale