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Resultado do prêmio Profhistória – turma 2020

É com imensa alegria que compartilhamos o resultado da 5a Edição do Prêmio Profhistória de melhor dissertação- turma 2020, concurso que avaliou 26 dissertações de diferentes instituições associadas, entre maio e setembro, conforme ata em anexo. Gostaríamos de parabenizar todas as instituições associadas que se empenharam nos processos seletivos locais, assim como todos os docentes e discentes envolvidos.

Deixamos também um cumprimento especial aos discentes, orientadores, orientadoras e instituições vencedoras, conforme relação abaixo, já parabenizando pela excelente qualidade dos trabalhos apresentados, bastante elogiados pela Comissão de Avaliação.

Prêmio Profhistória- 5ª Edição- Turma 2020

1º Lugar: Denise Aparecida Ribeiro da Cruz “O jogo não acabou: Jogos de cartas e de tabuleiro para o estudo do Feminismo no Brasil (XIX-XXI)” (UFPR/Orientadora: Martha Daisson Hameister)

2º Lugar: Andréa Vicente “Presença Indígena em São José da Terra Firme: outras narrativas são possíveis no ensino de História” (UDESC/Orientadora: Luisa Tombini Wittmann)

3º Lugar: Jorge Ribeiro Diacópulos- Comunidade Quilombola Tia Eva (Campo Grande/MS): Memória, Ensino de História e Educação Antirracista (UEMS/Orientadora: Manuela Areias.

Menções Honrosas

Luciano Antonio dos Santos. Do terreiro à escola: práticas de Ensino de História a partir das vivências do Cavalo Marinho em Aliança-PE (UPE/Orientador: Mário Ribeiro dos Santos)

José Paulo Lopes Monteiro “Quando a lei (des)encontra a História: desafios ao Ensino de História Indígena e às relações interculturais em escolas públicas do município de Redenção-PA. (UNIFESSPA/ Orientadora: Valéria Moreira Coelho de Melo

Giovana Alves Marques, “O Baú de Maria Rogaciana na aula de História – Trajetória de uma mulher negra e representações da Festa do Treze de Maio em Vitória da Conquista- Ba (1888-1956), (UESB/ Orientadora: Maria Cristina Dantas Pina).

Mérito Acadêmico

Maria Joana Costa Muniz de Resende. O Ensino de História e da Cultura Afro-brasileira e as Relações Étnico-Raciais: Um Estudo Na Educação de Jovens e Adultos (CESEC, Uberlândia, MG, Brasil) (UFU/Orientador: Astrogildo Fernandes da Silva Júnior)

Vanessa de Melo Lino, “Mitos Afro-Ameríndios na Educação: Os ‘Contos da Terra’ nas Aulas de História”. (UFSC/Orientadora: Aline Dias da Silveira).