Por ocasião do Simpósio Nacional de História, que foi realizado em São Luís/MA, a primeira plenária nacional do Profhistória, que usualmente é realizada na sede da Capes em Brasília, foi realizada também na capital maranhense entre os dias 15 e 16 de Julho. Na ocasião, reuniram-se os coordenadores das Instituições Associadas e da Comissão Acadêmica Nacional para discutir tópicos como o processo seletivo para ingresso no Profhistória a ser realizado ainda em 2023, recredenciamento, novos credenciamentos, gestão de recursos junto à CAPES, planejamento estratégico, segunda edição do Profcast, Doutorado Profissional, Congresso Nacional do Profhistória (a ser realizado em 2024) e eleição da nova Comissão Acadêmica Nacional.
Sobre o doutorado profissional, que foi recentemente aprovado, decidiu-se que um Seminário específico será realizado em Setembro para sanar dúvidas e propor encaminhamentos sobre seu efetivo funcionamento.
Além disso, nesta ocasião foi decidido que o próximo Congresso Nacional do Profhistória (2024) será sediado em Belém e organizado pelo Profhistória da Universidade Federal do Pará.
Ato contínuo, foi eleita a nova Comissão Acadêmica Nacional para o triênio 2023-2026, composta por: Marcelo Magalhães (UNIRIO, coordenador nacional), Carmen Teresa Gabriel (UFRJ, coordenadora adjunta), Mônica Martins da Silva (UFSC, coordenadora adjunta), Bruno Silva (UNIFESSPA, coordenador de avaliação), Cinthia Araújo (UFRJ, coordenadora de bolsas), Renan Birro (UPE, comunicações e tecnologia), Mara Nascimento (UFU) e Helenice Rocha (UERJ).
Na etapa final, os participantes agradeceram o prof. Luís Reznik (UERJ) por seu importante papel como membro da Comissão Acadêmica Nacional ao longo de nove anos – seis deles dedicados ao papel de coordenador nacional. Os docentes também apresentaram suas publicações enquanto resultado de pesquisa, que foram sorteados entre os(as) presentes.